Cuiabá 23°|Dólar R$ 5,11|AssineEntrar
AO VIVONewsletter
ÚLTIMAS
04:06  Europa compra quase toda a produção de GNL de instalação russa antes da proibição da UE, diz mídia03:56  Retomada dos combates entre EUA e Irã ameaça ter consequências catastróficas, alerta Guterres02:50  Cidade subterrânea é construída em Helsinque para o caso de guerra nuclear com a Rússia, diz mídia02:26  Termo 'território não incorporado' nos EUA 'precedeu práticas intervencionistas' como Operação Condor01:59  Proteção de cultivos exige visão além do clima01:45  Mercado de combustíveis sente alívio dos riscos externos01:30  Entidades rejeitam novas restrições à pecuária01:15  Clima instável exige mais precisão no plantio04:06  Europa compra quase toda a produção de GNL de instalação russa antes da proibição da UE, diz mídia03:56  Retomada dos combates entre EUA e Irã ameaça ter consequências catastróficas, alerta Guterres02:50  Cidade subterrânea é construída em Helsinque para o caso de guerra nuclear com a Rússia, diz mídia02:26  Termo 'território não incorporado' nos EUA 'precedeu práticas intervencionistas' como Operação Condor01:59  Proteção de cultivos exige visão além do clima01:45  Mercado de combustíveis sente alívio dos riscos externos01:30  Entidades rejeitam novas restrições à pecuária01:15  Clima instável exige mais precisão no plantio
PUBLICIDADE
AL/MT
Início Brasil & Mundo
BRASIL & MUNDO

Flávio Bolsonaro propõe zona de livre comércio nas Américas à margem do Mercosul

Durante viagem a Washington, pré-candidato defende criação de um "AFTA", inspirado no antigo NAFTA, mas proposta esbarra nas regras do Mercosul para negociações comerciais.

NB
Por Notícia Brasil · Fonte parceira
8 de julho de 2026, 15:55 · 2 min de leitura
Flávio Bolsonaro propõe zona de livre comércio nas Américas à margem do Mercosul
Divulgação / Notícia Brasil

Durante transmissão ao vivo nesta quarta-feira (8), o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à presidência do Brasil, afirmou que pretende propor a criação de uma área de livre comércio envolvendo Brasil, Estados Unidos, México e Canadá, inspirada no antigo Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (NAFTA, na sigla em inglês). Segundo ele, a iniciativa poderia evoluir para um Acordo de Livre Comércio das Américas (AFTA, na sigla em inglês).

"Não tem o NAFTA? A minha ideia é cortar essa letrinha 'N' e passar a usar o AFTA, Acordo de Livre Comércio das Américas, onde o Brasil pode se incluir." Flávio quer apresentar a proposta caso seja eleito presidente, argumentando que as economias brasileira e norte-americana são complementares.

Ao defender a iniciativa, o senador citou o recente acordo comercial firmado entre o governo do presidente argentino, Javier Milei, e os Estados Unidos, afirmando que centenas de produtos passaram a ter tarifa zero. Buenos Aires também poderia integrar essa zona de livre comércio, ampliando o mercado consumidor do bloco, argumentou.

A proposta, no entanto, levantaria questionamentos sobre sua compatibilidade com as regras do Mercosul. Atualmente, o bloco estabelece uma política comercial comum e determina que negociações de acordos de livre comércio com terceiros sejam conduzidas de forma conjunta pelos membros.

Embora haja discussões sobre uma flexibilização maior dessas regras, defendida especialmente por Argentina e Uruguai, o Brasil continua vinculado aos compromissos assumidos no âmbito do Mercosul.

Flávio está em Washington desde o último domingo (5) e participou, ontem (7), de uma audiência pública promovida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), responsável pela investigação comercial aberta contra o Brasil. O órgão avalia a imposição de uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros, com recomendação prevista para ser apresentada até 15 de julho.

Segundo o parlamentar, informações de bastidores indicam que o USTR deverá recomendar a aplicação da sobretaxa.

Com informações de Notícia Brasil.

#Panorama internacional#Américas#Flávio Bolsonaro#Brasil
NB
Notícia Brasil
Conteúdo reproduzido de Notícia Brasil (https://noticiabrasil.net.br), com crédito e link para a matéria original.

Leia também

PUBLICIDADE
TCE

Mais em Brasil & Mundo

Ver tudo →

Receba as principais notícias de MT no seu e-mail

Resumo diário da redação, todo fim de tarde. É grátis.

Confirmação por e-mail (double opt-in); cancele quando quiser pelo link nas mensagens.