Cuiabá 23°|Dólar R$ 5,11|AssineEntrar
AO VIVONewsletter
ÚLTIMAS
04:06  Europa compra quase toda a produção de GNL de instalação russa antes da proibição da UE, diz mídia03:56  Retomada dos combates entre EUA e Irã ameaça ter consequências catastróficas, alerta Guterres02:50  Cidade subterrânea é construída em Helsinque para o caso de guerra nuclear com a Rússia, diz mídia02:26  Termo 'território não incorporado' nos EUA 'precedeu práticas intervencionistas' como Operação Condor01:59  Proteção de cultivos exige visão além do clima01:45  Mercado de combustíveis sente alívio dos riscos externos01:30  Entidades rejeitam novas restrições à pecuária01:15  Clima instável exige mais precisão no plantio04:06  Europa compra quase toda a produção de GNL de instalação russa antes da proibição da UE, diz mídia03:56  Retomada dos combates entre EUA e Irã ameaça ter consequências catastróficas, alerta Guterres02:50  Cidade subterrânea é construída em Helsinque para o caso de guerra nuclear com a Rússia, diz mídia02:26  Termo 'território não incorporado' nos EUA 'precedeu práticas intervencionistas' como Operação Condor01:59  Proteção de cultivos exige visão além do clima01:45  Mercado de combustíveis sente alívio dos riscos externos01:30  Entidades rejeitam novas restrições à pecuária01:15  Clima instável exige mais precisão no plantio
PUBLICIDADE
AL/MT
Início Política
POLÍTICA

MT Hemocentro divulga calendário de coletas para o mês de julho

Serão também realizadas coletas em Alto Garças, Campo Novo do Parecis, Conquista D’Oeste, Mirassol D’Oeste e Vera

S
Por Secom-MT · Fonte parceira
1 de julho de 2026, 11:27 · 3 min de leitura
MT Hemocentro divulga calendário de coletas para o mês de julho
Divulgação / Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, vai realizar, no mês de julho, coletas de sangue nas seguintes cidades do interior do Estado: Alto Garças, Campo Novo do Parecis, Conquista D’Oeste, Mirassol D’Oeste e Vera. Também serão realizadas sensibilizações, a fim de atingir mais doadores.

Atualmente, o tipo sanguíneo O- está em estado de atenção devido ao baixo número de bolsas na unidade.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida os moradores da capital e das cidades do interior do Estado a realizarem a doação para garantir que os estoques estejam abastecidos durante todo o mês de julho.

“Gostaria de convidar doadores de Cuiabá e das cidades do interior a participarem das campanhas para garantir que os nossos estoques de sangue fiquem abastecidos. Assim, podemos continuar ajudando aqueles que necessitam realizar transfusões e outros tratamentos que dependem da doação voluntária de sangue”, afirmou o diretor.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50 kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes,

já as mulheres, até três vezes. São coletados cerca de 450 ml de sangue por doação, e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Confira os locais de coleta:

Cuiabá

02 a 10/07 – Coleta interna da Estância Bahia;

02/07 – Coleta externa na Polícia Federal, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 1.205, bairro Araés;

04/07 – Coleta externa na Igreja Adventista Araés, localizada na Rua Tenente João Batista Leite da Silva, 178, bairro Araés;

06/07 – Sensibilização na Assembleia Legislativa;

07 a 08/07 – Coleta externa no Hospital São Benedito;

09 a 10/07 – Coleta externa na Câmara Municipal de Cuiabá;

13 a 14/07 – Coleta externa na Vigilância em Saúde;

15/07 – Sensibilização na Todimo, localizada na Avenida Carmindo de Campos, 667, bairro Jardim Petrópolis;

16/07– Coleta externa na Todimo, localizada na Avenida Carmindo de Campos, 667, bairro Jardim Petrópolis;

21 a 22/07 – Coleta externa na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), localizada na Rua C, Bloco III, Centro Político Administrativo;

23/07 - Coleta externa na Prefeitura Municipal de Cuiabá;

24/07 – Sensibilização no Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), localizado na Rua Engenheiro Agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro, Centro Político Administrativo;

28/07 - Coleta externa no Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), localizado na Rua Engenheiro Agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro, Centro Político Administrativo;

Alto Garças

20 a 24/07 – Coleta externa, local a ser definido.

Campo Novo do Parecis

29/06 a 03/07 – Coleta externa na Avenida Mato Grosso, 1.651, Centro.

Conquista D’Oeste

27 a 31/07 – Coleta externa, local a ser definido.

Mirassol D’Oeste

13 a 17/07 – Coleta externa, local a ser definido.

Vera

06 a 07/07 – Coleta externa na Rua Chile, 1.525, Centro, anexo ao Laboratório Municipal.

Serviço

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Por Maria Eduarda Belchior* · Com informações de Secom-MT.

#SEJA UM DOADOR
S
Secom-MT
Conteúdo reproduzido de Secom-MT (https://www.secom.mt.gov.br), com crédito e link para a matéria original.

Leia também

PUBLICIDADE
TCE

Mais em Política

Ver tudo →

Receba as principais notícias de MT no seu e-mail

Resumo diário da redação, todo fim de tarde. É grátis.

Confirmação por e-mail (double opt-in); cancele quando quiser pelo link nas mensagens.